A moda é uma indústria que está em constante evolução, buscando ser inovadora e criativa em todos os âmbitos que cercam esse universo. Muito dessa evolução se deve ao fato de que a tecnologia também está sempre em constante mudança. Podemos dizer que a moda tem se beneficiado cada vez mais dessa evolução tecnológica, e conseguimos ver isso tanto nos designs das roupas quanto na produção em larga escala.
Vale ressaltar que a indústria da moda também é conhecida por sua rápida mudança de tendências. Hoje podemos estar obcecados por uma roupa e amanhã outra peça está bombando entre os fashionistas. Com o avanço da tecnologia e a ascensão das redes sociais, a moda tem se beneficiado em termos de eficiência, inovação e sustentabilidade, mesmo que esse ainda seja um ponto muito discutido.
Além disso, a tecnologia tem auxiliado em muitos aspectos, como nas produções em larga escala, principalmente quando falamos de fast fashions e marcas que produzem uma quantidade maior de peças durante todo o ano. Assim, é muito comum encontrarmos descontos na Shein ou em outras lojas. A moda está sempre evoluindo e mudando suas tendências, e o mercado acompanha isso em todos os aspectos.
Confira, a seguir, uma lista que analisa alguns aspectos de como a tecnologia tem influenciado o mundo da moda diretamente.
Consumo consciente
Podemos dizer que essa é uma das tendências mais marcantes quando falamos de tecnologia e moda. A cada dia que passa, os consumidores estão mais preocupados com o que estão vestindo, por isso buscam marcas que levam a sustentabilidade realmente a sério, além da transparência da marca e a ética que envolve todo o processo de produção. A internet tem um papel fundamental nessa parte, uma vez que ela permite que os consumidores tenham acesso a todas as informações sobre como determinada marca atua e possam compartilhar sua experiência individual.
Democratização
A internet também tem sido fundamental no processo de democratização da moda, fazendo com que a indústria se torne mais acessível e inclusiva para todo o seu público. Os debates sobre inclusão e diversidade têm impactado a maneira como a indústria da moda se posiciona em torno de diversos assuntos, colocando em suas campanhas uma variedade maior de corpos. Essa é maneira que as pessoas que estão consumindo esse conteúdo encontraram de desafiar a moda tradicional e mostrar que as tendências podem ser usadas por qualquer um.
Personalização
A personalização também é uma das tendências de consumo que tem impactado o mundo da moda, e isso se deve muito ao avanço da tecnologia. Conseguimos perceber que as marcas estão cada vez mais empenhadas em oferecer produtos e experiências personalizadas para seus clientes, visando atender às expectativas individuais de cada pessoa. É nesse ponto que a tecnologia é essencial. Por meio dela, é possível coletar dados online, o que ajuda as marcas a conhecerem melhor seu público-alvo.
Acesso global
Com o avanço da tecnologia, a moda alcançou níveis globais de influência. Não precisamos mais ir para Paris ou Milão para saber quais tendências estão bombando. Com a quantidade de redes sociais existentes, as pessoas têm acesso quase instantâneo a todas as informações desse universo, como a tendência da vez ou qual vai ser a cor mais amada durante o ano. Além disso, com a tecnologia fornecendo esse acesso amplo, as pessoas conseguem pegar referências e espalhar seu próprio conhecimento de forma super-rápida.
Comércio eletrônico
O comércio eletrônico também é uma tendência de consumo que surgiu através da evolução da tecnologia e do interesse das marcas de expandirem seus produtos para outros lugares. Todo mundo compra pela internet, não é necessário intermediários, e isso faz com que a moda se torne mais acessível para o seu público global, além de dar espaço para marcas menores poderem divulgar seus produtos e alcançar um público cada vez maior.