Esteja você morando sozinho com total praticidade ou equipando uma residência de luxo com os melhores eletrodomésticos, é fato que o micro-ondas é indispensável. Uma versão de micro-ondas 32 litros com certeza atende a maior parte das necessidades de uma cozinha, mas existem outras que seguem uma linha mais simples, indo além com funções inovadoras.
Uma das principais funções que um micro-ondas deve cumprir, independentemente do modelo, é o preparo eficiente e prático de alimentos. Ele deve ser um eletrodoméstico seguro e de fácil manuseio, tanto por uma criança na hora de estourar pipoca quanto por um adulto experiente com fornos industriais.
A seguir você confere seis recursos que estão presentes em um bom aparelho e que podem complementar funcionalidades extras conforme a marca e linha do produto. Na hora de comparar os modelos, leve em consideração a existência de outros itens na cozinha, como torre quente, forno elétrico e o próprio fogão.
1. Painel intuitivo e segurança
Antes de mais nada, um bom micro-ondas de 32 litros ou capacidade menor deve facilitar a vida na cozinha, não o contrário. Para isso, é importante que o aparelho tenha um painel com manuseio fácil de ser entendido por qualquer pessoa, com legendas nos botões, precisão de toque e resposta sonora.
Outro elemento fundamental é a segurança. Muitos modelos comercializados possuem travas de segurança que interrompem o funcionamento do aparelho ao ter a porta aberta. Outros recursos exibem luzes e mensagens de alerta em relação à temperatura e possuem peças certificadas que previnem acidentes.
2. Potência adequada e ajustável
Como principal vantagem, o eletro permite cozinhar diferentes alimentos, seja uma fatia de pizza, seja uma lasanha. Para isso, ele deve oferecer uma potência nivelada, que possa ser ajustada conforme a necessidade de quem irá usar. Quanto maior a potência, maior a capacidade de cozinhar pratos complexos e que demandam mais tempo de preparo, sem riscos ao aparelho e à segurança.
3. Programação e pré-programação de tempo
Muitos eletroportáteis acompanham de fábrica botões no painel com receitas pré-programadas. Um dos exemplos mais comuns é da pipoca, que possui um tempo médio de preparo. Ao acionar o botão dedicado, o eletrodoméstico cozinha o prato ajustando a potência e o tempo conforme a programação.
Outros modelos oferecem a possibilidade de programação personalizada. Com isso, você consegue cozinhar aquele prato original, apertando um único botão já configurado, ao contrário de digitar número por número e fazer ajustes manuais sempre que for prepará-lo.
4. Descongelamento uniforme
A função de descongelamento é importante em qualquer micro-ondas, do mais simples ao mais premium. Ela acelera o processo de descongelar carnes, legumes e outros alimentos para preparo imediato, sem interferir no processo de cozimento. O diferencial está nos modelos que fazem o degelo uniforme e conseguem evitar o excesso de água no aparelho.
5. Função manter aquecido
Muitos alimentos perdem aspectos de sabor e textura ao serem reaquecidos. Para suprir essa necessidade, o aparelho possui uma função que pode receber muitos nomes, mas cujo objetivo é manter o alimento aquecido em uma temperatura amena. Ele não aumenta o ponto de cozimento do prato e permite que você sirva um prato ainda quente, mesmo horas após o preparo.
6. Material resistente e fácil de limpar
Até mesmo o preparo de legumes pode deixar resíduos no eletro, mesmo que seja vapor d’água. Um bom produto possui superfícies seguras para a saúde e que facilitam a higienização. Modelos de inox costumam receber uma camada protetora de riscos, aumentando a durabilidade do produto e também o aspecto visual.