Para os motociclistas iniciantes, dirigir pelas ruas e estradas é sempre uma nova aventura. Andar de moto oferece a sensação única de liberdade e conexão com o ambiente ao redor, mas também exige cuidados especiais, especialmente para os novatos.
Muito além de estar habilitado e saber como dirigir uma motocicleta, a preparação para esta aventura demanda uma escolha por itens adequados, que irão garantir a segurança e melhorar a qualidade de suas pilotagens. Estar bem preparado para enfrentar diferentes condições, de trânsito e climáticas, e lidar com imprevistos minimiza riscos, tornando a experiência mais tranquila.
Um bom exemplo disso é o capacete. Longe de ser um objeto de uma única opção, eles estão disponíveis no mercado em uma infinidade de modelos, como o capacete estampado, que, além de oferecer segurança, adiciona também um toque de estilo à sua viagem, que passa a ser única e autêntica.
Neste artigo, vamos te apresentar alguns desses itens fundamentais para motociclistas iniciantes, com foco em vestuário adequado, equipamentos de segurança e ferramentas básicas.
Vestuário adequado para motociclistas nas estradas
Quando o assunto é dirigir e viajar pelas estradas, o vestuário deve ser uma das primeiras preocupações. Uma roupa adequada irá te deixar mais protegido contra eventuais acidentes, ajudará você a lidar com o clima e, claro, aumentará seu conforto.
Já falamos um pouco do capacete e, como todos sabem, ele é um item obrigatório para dirigir em qualquer contexto. Ao fazer a escolha por um modelo, opte pelos certificados e que ofereçam boa ventilação, conforto e ajuste correto.
Jaquetas e calças com proteção são outras opções bastante úteis para qualquer motociclista, mas especialmente para os novatos. Falar em jaqueta para quem dirige em um país tropical pode parecer estranho, mas ela pode ser utilizada até mesmo nos dias mais quentes.
Muitas delas são feitas em materiais resistentes, como couro e tecidos sintéticos reforçados, e não é raro elas terem protetores de ombro, cotovelo e até mesmo de coluna embutidos por dentro do tecido. Portanto, pense com carinho na possibilidade de ter uma como um objeto indispensável para suas andanças estradas afora.
A proteção pode se estender para os pés com calçados como botas, especialmente as que cobrem os tornozelos e oferecem mais aderência ao solo. Ah, claro, não podemos esquecer das mãos, não é mesmo? Luvas seguem o mesmo princípio: mais proteção e aderência para dirigir.
Equipamentos de segurança e navegação
Para além do que vestir ao subir numa moto, outros equipamentos podem ser de grande valia. Em alguns casos, os motociclistas não gostam de utilizar as pesadas jaquetas com protetores internos, e felizmente existe uma solução para isso: os protetores externos, como joelheiras e cotoveleiras. Elas têm como vantagem o ajuste mais preciso para seu conforto.
Já quando o assunto é navegação, a dica é apostar em aparelhos GPS específicos para motocicletas, ou então um suporte adequado para celulares. Seja qual for a opção escolhida, eles irão ajudar a seguir as rotas com mais precisão e, quando necessário, ajustá-las de forma mais prática.
Ferramentas básicas e kits de primeiros socorros
Assim como acontece com os carros, ter ferramentas para lidar com pequenos e eventuais problemas mecânicos pode ser a diferença entre uma viagem boa ou ruim. Chaves de fenda e inglesa, alicate, fita isolante e um kit de reparo de pneus permitem que esses contratempos sejam resolvidos rapidamente.
O kit de primeiros socorros dispensa apresentação mais aprofundada, mas vale reforçar sua importância. Quando completo, contendo itens como gazes, bandagens, tesoura, esparadrapos e remédios essenciais, lidar com pequenos acidentes fica mais simples e eficiente, até que você possa procurar ajuda especializada.